Cliente:
Mota-Engil, S.A.
Local:
Lisboa - Portugal
Ano:
2011
Trabalhos Executados:
Fornecimento e aplicação de cofragem
Cofragem:
29.100 m2
Área de Intervenção:
Edifícios Públicos
O projeto do Novo Museu dos Coches é formado pelo Edifício de Exposições e o Edifício Anexo, implantados numa área de cerca de 11.500m2. A FCM executou todos os trabalhos de cofragem com especial destaque para a execução de elementos em betão cinza e branco à vista com estereotomia.
Com 135 metros de comprimento as duas lajes do edifício, sem uma única junta e sem assentarem na estrutura do edifício são as maiores do país (construídas até então).
O museu é constituído por dois edifícios que se conectam por um corredor no segundo piso. No edifício principal estão os coches e uma galeria para as exposições temporárias. Uma das características é a dimensão e quantidade de janelas, muito reduzida, para que as obras expostas não se danifiquem. No outro edifício existe um restaurante com vista panorâmica e um segundo espaço de restauração, a administração do museu, biblioteca e auditório.
O museu possui 4 salas de conservação e uma oficina com capacidade para 20 trabalhadores. Com a mudança para este museu o espaço de exposição triplicou. O museu tem cerca de 300.000 visitantes por ano, sendo consecutivamente o museu mais visitados no país.