Cliente:
BAIXO SABOR - Bento Pedroso Construções e Lena Engenharia e Construções, ACE
Local:
Torre do Moncorvo - Bragança - Portugal
Ano:
2013
Trabalhos Executados:
- Fornecimento e aplicação de cofragem
- Aplicação de betão
Betão:
860.300 m3
Cofragem:
209.500 m2
Área de Intervenção:
Hidráulicas e Industriais
O Aproveitamento Hidroelétrico do Baixo Sabor reveste-se de uma importância fundamental para o sector elétrico nacional, devido à sua localização, no Douro Superior, e às suas características, com grande capacidade de armazenamento (630x106 m³), grupos reversíveis e potência instalada de 172MW.
BARRAGEM
A Barragem de Montante consiste numa abóbada de dupla curvatura com uma altura de 123m e com um desenvolvimento de 505m, dividida em blocos através de 32 juntas de contração com cerca de 15,7m cada.
TOMADA DE ÁGUA
Tratando-se de um aproveitamento reversível, as tomadas de água dos circuitos hidráulicos funcionam como restituições nas situações de funcionamento em bombagem. Cada Tomada de Água é constituída por um bocal com secção transversal retangular, que faz ligação a uma torre destinada ao abrigo e manobra do equipamento hidromecânico, com uma altura de cerca de 38m.
RESTITUIÇÃO
As estruturas de restituição dos caudais turbinados funcionam como tomadas de água em bombagem. A Restituição é composta por dois bocais que fazem a transição entre a secção circular da galeria de restituição e a soleira.
CENTRAL E SUBESTAÇÃO
A Central é constituída por dois grupos em poços independentes cobertos por um edifício destinado à descarga, montagem e movimentação dos equipamentos e ainda às instalações de comando da central. Contígua a este edifício e do lado da encosta situa-se a Subestação. Os poços dos grupos têm uma altura de cerca de 79m e uma secção transversal com diâmetro interior de 11,50m.