Cliente:
Zagope, S.A.
Local:
Oliveira de Azeméis - Aveiro - Portugal
Ano:
2011
Trabalhos Executados:
- Fornecimento e aplicação de cofragem
- Aplicação de betão
Betão:
13.550 m3
Cofragem:
25.050 m2
Cimbre:
82.000 m³
Área de Intervenção:
Vias de Comunicação
A FCM desenvolveu e projetou toda a solução construtiva da Ponte sobre o Rio Ínsua II, uma obra de arte especial inserida no troço A32/IC2 – Oliveira de Azeméis/IP1 (S. Lourenço) da concessão Douro Litoral, com um comprimento de 132m.
A solução de cofragem deste projeto, foi totalmente desenhada, projetada e executada pela FCM desde o sistema de cofragem trepante para os pilares, o sistema “viajante” para a execução do tabuleiro assente em cimbre com uma altura máxima de 31m, até à solução construtiva para os salva-taludes, recorrendo a torres de escoramento e perfis metálicos.
O grande desafio desta obra prende-se com a existência de um declive do terreno entre os 35% e os 50%, e com o atravessamento do rio que foram superados com uma solução técnica de engenharia bastante ousada, recorrendo à utilização de salva-taludes. A equipa técnica da FCM desenvolveu uma solução construtiva composta por torres de escoramento assentes sobre maciços de betão armado e perfis metálicos colocados sobre as torres, para permitir vencer os vãos entre elas e a colocação da estrutura de cimbre com 31m de altura máxima, que suporta os moldes de cofragem.
A realização deste projeto caracteriza-se pelo acompanhamento serrado que a equipa técnica da FCM teve de fazer á obra, devido às irregularidades que caracterizam o terreno, que obrigaram a diversas alterações do projeto inicial e ao desenvolvimento do projeto à medida que se definia o local para implantação dos maciços de suporte.