Viaduto do Corgo - Nascente

Cliente:
CAET XXI - Construções, ACE

Local:
Vila Real - Portugal

Ano:
2011

Trabalhos Executados:
- Fornecimento e aplicação de cofragem
- Aplicação de betão

Prazo:
16 meses

Betão:
21.200 m3

Cofragem:
83.500 m2

Área de Intervenção:
Vias de Comunicação


O Viaduto do Corgo está inserido na Subconcessão da Auto-Estrada Transmontana, e consiste numa ponte de tirantes com 555 metros de extensão, com um vão principal sobre o rio com 300 metros e uma altura de 130 metros, a que se soma a altura do mastro onde se fixam os tirantes de cerca de 63 metros de altura. Adjacentes nos seus extremos estão dois viadutos, um a poente com 965 metros e outro a nascente com cerca de 1.280 metros, perfazendo o conjunto cerca de 2,8 quilómetros.

O viaduto tem um total de 41 pilares, dos quais seis com mais de 100 metros de altura e dois centrais com 130 metros até ao tabuleiro e 63 metros acima do mesmo.

A FCM executou a construção dos pilares e encontro do Viaduto Nascente que se desenvolve em 1.280m e é constituído por 22 pilares, com alturas compreendidas entre os 21m e os 113m, sendo que 10 atingem alturas superiores a 85m.

As secções transversais caracterizam-se pelas geometrias octogonais de cinco tipos diferentes o que implicou um estudo específico para otimização e rotatividade da cofragem e respetivas plataformas. No total, foram executados 1.600m lineares de pilar, recorrendo a sistemas de elevação de cofragem trepante e auto-trepante com recurso a sistemas hidráulicos.

A solução de cofragem adoptada e o profissionalismo da equipa da FCM permitiram obter elevados rendimentos, garantindo sempre os altos padrões de exigência e qualidade de uma empreitada desta dimensão, bem como a segurança máxima de todos os trabalhadores envolvidos.