EB1 de São João da Talha

Cliente:
Município de Loures

Local:
Loures - Portugal

Ano:
2014

Trabalhos Executados:
Empreitada de Reabilitação

Área de Construção:
1.910 m2

Prazo:
4,3 meses

Betão:
863 m3

Cofragem:
4.305 m2

Área de Intervenção:
Edifícios Públicos


A empreitada consistiu na reabilitação e ampliação de 3 blocos de edifícios existentes, alterando os seus formatos e aumentando as suas áreas.

Os Blocos 1 e 2 são dois edifícios em tudo semelhantes e comportam na sua essência as salas de aula. Ampliou-se a área de implantação e de construção de cada um deles, reorganizando o espaço interior criando mais salas de aula, tendo sido eliminada a biblioteca no 1 piso do bloco 1. A intervenção mais significativa foi efetuada no Bloco 2, e diz respeito à criação da sala de apoio à multideficiência no piso 0. Este espaço exigiu um conjunto de características funcionais, que aliadas a uma vertente de estética e conforto procuraram promover o bem-estar destes alunos. Comum aos dois edifícios foi a substituição integral da cobertura em fibrocimento, por painéis sandwich.

O Bloco 3 com apenas 1 piso foi o edifício que sofreu a maior intervenção, ao ser ampliado para receber as duas salas de jardim-de-infância, a biblioteca escolar, a sala de apoio às atividades extracurriculares, a cozinha e o núcleo de instalações sanitárias. Aumentou-se a área do refeitório e manteve-se a do ginásio, ambos os espaços devidamente remodelados e adaptados à realidade atual, quer em termos técnico-funcionais, quer em termos estéticos, onde se procurou a formação de uma unidade facilmente reconhecível como parte de um todo.

Este projeto incluiu também a reabilitação dos espaços exteriores com a criação de 6 zonas essenciais no desenvolvimento do projeto de recreio escolar e que são: Zona Desportiva, Zona de Equipamento, Zona de Estadia/ Brincadeiras, Áreas Ajardinadas, Zonas de Circulação Livre e Zona de Horta Pedagógica.

Obra integralmente realizada no período de férias escolares, com elevada exigência na mobilização de meios e cumprimento de prazos.